O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, afirmou nesta quarta-feira (5), durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, que a economia brasileira vem crescendo de forma contínua desde o começo de 2017. Diante dos senadores, Ilan voltou a defender a aprovação de projeto que garante autonomia ao Banco Central. A proposta em tramitação no Congresso Nacional prevê a fixação de mandatos para presidente e diretoria da instituição, não coincidentes com o do presidente da República. De acordo com Ilan, isso ajudaria no crescimento sustentado da economia brasileira.
“O crescimento de 0,8% [no terceiro trimestre deste ano] é o sétimo positivo, um comportamento que não observamos desde 2011. A recuperação é gradual, as taxas não são muito elevadas, mas tem sido positiva em todos os trimestres. Isso nos dá o conforto que vamos continuar crescendo de forma consistente”, declarou.
Segundo o G1, o presidente do Banco Central observou na audiência pública que é preciso criar instituições que dependam menos de pessoas e mais de regras. Ilan vem defendendo a autonomia do BC desde que assumiu o comando da autoridade monetária, em 2016, no governo Michel Temer. No mês passado, ele já havia defendido em uma reunião com parlamentares a aprovação da proposta ainda neste ano.