Friday, 18 de April de 2025
Euro Dólar

GILMAR PEDE VISTA E JULGAMENTO DE LIBERDADE DE LULA É SUSPENSO

Redação - 04/12/2018 18:45

Após os votos contrários à libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dados pelos ministros Edson Fachin e carmen Lúcia, o ministro Gilmar Mendes pediu vista e adiou a conclusão do julgamento na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Não há data para o julgamento prosseguir.

Além do habeas corpus, os ministros também votaram contra a anulação dos processos relacionados a Lula nos quais Sérgio Moro atuou como juiz federal. Os dois pedidos foram feitos pela defesa de Lula. Além do voto de Gilmar Mendes, faltam os de Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.

Gilmar Mendes afirmou que se trata de “matéria controvertida e que tem dado ensejo a debates na imprensa nacional e internacional”. O ministro argumentou que, embora a Corte já tenha discutido diversos temas relacionados no habeas corpus, outros “fatos novos” ainda não foram debatidos. “Considerando a importância do tema, eu vou pedir vista”, disse.

Os advogados de Lula apresentaram o pedido de liberdade depois de Sérgio Moro, ainda como juiz responsável pela Lava Jato, ter aceitado o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro para ser ministro da Justiça. Para a defesa, a aceitação do convite comprova parcialidade de Moro na condenação do ex-presidente. Lula se diz inocente.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.