Pesquisa realizada por técnicos do Ministério do Turismo, com apoio das secretarias estaduais de Turismo e entidades representativas do setor, aponta que os hoteleiros dos estados do Nordeste são os mais otimistas em relação ao desempenho de seus negócios no terceiro trimestre deste ano. Os dados mostram também que, na Bahia, 68% têm intenção de fazer aportes nos estabelecimentos até maio de 2019.
De acordo com a Sondagem Empresarial realizada pelo MTur, nas seis variáveis pesquisadas – que incluem faturamento, número de empregados e gasto do turista no destino – os empresários nordestinos apresentaram os maiores percentuais de expectativas positivas na comparação com empreendedores do setor de acomodações das outras regiões brasileiras.
Cerca de 50% dos hoteleiros do Nordeste projetam aumento do faturamento nos próximos seis meses. Ao mesmo tempo, 66% planejam investir nos empreendimentos no mesmo período. Na Bahia, 68% disseram que pretendem fazer aportes nos estabelecimentos até maio de 2019. No Ceará, este percentual é de 60%. Esses índices correspondem à soma dos que deram certeza de fazer investimentos e os que disseram que provavelmente farão. Foram consultados 719 empreendimentos em todo o país.
O secretário Estadual de Turismo, José Alves, observa que o constante crescimento das taxas de ocupação hoteleira demonstra que a Bahia terá excelente alta temporada. O Estado deve receber cerca de seis milhões de turistas durante o verão, com crescimento em torno de 7,5%. “A Setur atuou para o incremento do fluxo de visitantes nas 13 zonas turísticas. Uma das ênfases deste trabalho foi dada na capacitação de profissionais para bem receber o turista”.