A confiança do consumidor avançou para o maior nível em mais de quatro anos (desde julho de 2014), apontou nesta segunda-feira (26) a Fundação Getulio Vargas (FGV). O índice medido pela instituição subiu 7,1 pontos em novembro, atingindo 93,2 pontos. É o segundo avanço mensal seguido do índice, que acumulou alta de 11,1 pontos no bimestre outubro/novembro, a maior da série histórica iniciada em setembro de 2005.
Em novembro, houve melhora tanto nas avaliações sobre a situação atual quanto nas expectativas para os próximos meses. O Índice de Situação Atual (ISA) subiu 2,7 pontos, de 71,9 pontos para 74,6 pontos, maior nível desde maio (77,2). Já o Índice de Expectativas (IE) cresceu 9,8 pontos, ao passar de 96,6 para 106,4 pontos, o maior nível desde fevereiro de 2013, quando atingiu 106,7 pontos. “O resultado mostra que a proporção de respostas otimistas supera a de pessimistas pela primeira vez desde março deste ano, acumulando uma alta de 16,7 pontos nos últimos dois meses”, afirmou o relatório da FGV.