A chegada do navio MSC Fantasia, prevista para a próxima segunda-feira (19), no Porto de Salvador, marca o início da alta temporada de cruzeiros marítimos na Bahia. A estimativa, baseada em dados da Companhia das Docas da Bahia (Codeba), aponta para a chegada de 240.957 turistas, entre os portos da capital e de Ilhéus, até 21 de abril de 2019. O incremento médio é de 7% em relação à temporada anterior.
O desembarque de passageiros aquece a economia local e movimenta pontos turísticos nas proximidades do porto de Salvador, como o Mercado Modelo, o Elevador Lacerda e o Pelourinho, no Centro Histórico. Comerciantes do Mercado Modelo, por exemplo, têm boa expectativa. “O volume de vendas cresce em até 60%, principalmente no mês de janeiro”, afirma Abdala Abib Neto, proprietário de loja no andar térreo.
No total, estão previstas 48 escalas de navios e o desembarque de 163.773 passageiros, somente em Salvador. Em Ilhéus, serão 20 escalas e 77.184 passageiros. O maior navio a atracar no porto da capital é o MCS Seaview, com capacidade para 5.210 passageiros. As escalas começam no início de dezembro e seguem até meados de fevereiro.
Também estão no roteiro dos portos baianos navios como MSC Orchestra, MSC Poesia, Costa Favolosa e Sovereign, entre outros.