O Programa de Formação de Recursos Humanos para o setor de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, da (PRH-ANP), da Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), oferece cerca de mil bolsas de estudo de graduação, mestrado e doutorado, em sua edição 2019.
Ao todo, são contemplados 50 programas em diversas áreas de conhecimento, com investimentos totais estimados em R$ 170 milhões ao longo de cinco anos. As bolsas serão disponibilizadas com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
A previsão da ANP é que o edital de seleção dos programas seja lançado até o fim deste ano. Assim, a disponibilidade das bolsas para os alunos se iniciará em fevereiro de 2019. De acordo com informações da agência, “o edital a ser lançado estabelecerá os critérios de pontuação para seleção dos programas, que serão os responsáveis pela concessão das bolsas aos alunos”.
Ainda de acordo com a ANP, as bolsas serão custeadas com recursos da cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). O dispositivo que trata dos contratos de exploração e produção de petróleo e gás natural:
“As empresas participantes terão que aderir a um fundo, cuja gestão financeira será feita pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), responsável pelo repasse dos recursos para instituições de ensino superior que integrarem o PRH-ANP”, ressalta a nota. As informações são da Agência Brasil.