Representantes da Prefeitura se reuniram com a equipe técnica do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) – que integra o Grupo Banco Mundial -, para discutir o andamento do projeto Salvador Social. O encontro aconteceu nesta segunda-feira (5), no Empresarial Thomé de Souza, na Avenida ACM, e se estenderá até quinta (8). A reunião faz parte da assistência técnica promovida pela instituição financeira junto ao município, cujo intuito é debater as ações e resultados da iniciativa na capital baiana.
O Salvador Social está na fase inicial de implementação e objetiva ampliar a qualidade e o acesso aos serviços públicos nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social. O projeto está articulado com o Planejamento Estratégico da Prefeitura, portanto, busca potencializar ações que a administração municipal já vem desenvolvendo nas três principais áreas da gestão, no que se refere à questão social. Para tanto, o investimento a ser empregado corresponde a US$ 250 milhões, sendo US$ 125 milhões de financiamento já assinado com o BIRD em julho passado, e a outra metade referente à obrigação da Prefeitura em investir antecipadamente no projeto com recursos próprios.
“Temos acordado com o banco um conjunto de indicadores que devem ser atingidos nos quatro anos de projeto (até 2021), que está inserido na lógica de funcionamento da Prefeitura. São atividades rotineiras que vamos qualificar”, disse o diretor da Unidade de Gestão do Projeto Salvador Social da Casa Civil do município, Paulo Gonzales. Enquanto que a especialista sênior em Proteção Social e uma das gerentes do projeto pelo BIRD, Cláudia Baddini, explicou a importância de alinhar o que vem sendo desenvolvido: “Quando há um projeto em andamento, realizamos o que chamamos de missão de supervisão. Então, uma ou duas vezes ao ano, a gente vem para conversar, ver o andamento do projeto, se as atividades previstas inicialmente estão prosseguindo”.
Objetivos setoriais – Na área da saúde, o Salvador Social pretende ampliar os serviços em todos os níveis da atenção, com o foco na eficiência e racionalidade do funcionamento da rede. No âmbito educacional, a meta é melhorar a qualidade do Ensino Fundamental, apoiando o modelo de ensino estruturado e fortalecendo o sistema de monitoramento e avaliação. Já na assistência social, o objetivo é adequar a estrutura organizacional da Semps para assegurar a sustentabilidade da oferta de benefícios e serviços.