sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

BIBLIOTECA CENTRAL DOS BARRIS ADQUIRE ÓCULOS COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Redação - 25/10/2018 16:00 - Atualizado 25/10/2018

A Biblioteca Central dos Barris, recebeu, na manhã dessa quinta-feira (25), nove unidades do dispositivo OrCam MyEye, que permite a leitura de textos e outros materiais impressos para pessoas com deficiência visual. O equipamento fotografa, escaneia e transforma textos e números em áudio com um simples gesto de dedos, possibilitando que o acesso à leitura esteja ao alcance de todos. A tecnologia estará disponível para os frequentadores do Setor Braille da biblioteca.

Cego de nascença, Euclídes França foi o primeiro a experimentar a novidade. “Estou realizando um sonho aqui, eu sempre quis ter a experiência de viver um livro dessa forma”. Com o equipamento, o usuário consegue ‘ler’ em qualquer plataforma: livros, revistas, jornais, placas de sinalização, cardápios, telas de smartphones e computadores de maneira offline e sem a necessidade de nenhum outro suporte ou ajuda externa.

O equipamento adquirido pela Fundação Pedro Calmon (FPC), órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), tem como objetivo promover a democratização da leitura. “É o equipamento mais moderno e mais avançado do mundo para esse tipo de auxílio, que dá a oportunidade para que pessoas que tenham alguma dificuldade de leitura, como deficientes visuais, analfabetos, dislexos e idosos possam ter acesso à texto em qualquer superfície em português, inglês e espanhol”, explicou Zulú Araújo, diretor da FPC.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.