O partido Democrata protocolou representação contra o governador Rui Costa no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A acusação se propõe a apurar suposta incitação à prática de crime eleitoral.
O partido encaminhou ofício ao ao corregedor regional eleitoral Edmilson Jatahy Fonseca Júnior, sobre o assunto. Os democratas alegam que Rui teria tentado beneficiar a candidatura de Fernando Haddad (PT) á presidência da república, a partir da oferta de transporte aos eleitores, prática vedada pela Justiça Eleitoral.
Em mensagem de áudio distribuída via whatsapp, Rui teria se dirigido a prefeitos aliados, sobre “a necessidade de reforçar a eleição do dia 28, garantir transporte para todos os eleitores, reduzir a abstenção”.
No texto da ação protocolada contra o DEM, lê-se:
“Outrossim, deve-se destacar que os veículos cadastrados perante à Justiça Eleitoral, no prazo supracitado, supriram efetivamente o transporte dos eleitores das zonas rurais dos respectivos municípios deste Estado, no primeiro turno das eleições (08/10/2018), não sendo, portanto, necessária a interferência do atual Governador eleito, quanto mais a de seus prefeitos coligados, que não possuem legitimidade para requerer mais veículos para tal finalidade, sendo esta função EXCLUSIVA da ilustre Justiça Eleitoral do Estado da Bahia”.