A declaração de Eduardo Bolsonaro (PSL) – filho do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) sobre fechar o STF pegou muito mau. O próprio candidato teve que vim a público questionar a fala do filho e tentar minimizar os efeitos da declaração. Coisa que ele não conseguiu. Em todas as instancias do poder pessoas criticaram a fala.
O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) disse que “desconhece e dúvida” do vídeo no qual o seu filho, o deputado federal eleito Eduardo Bolsonaro (PSL), afirma que para fechar o Supremo Tribunal Federal “basta um soldado e um cabo”. “Isso não existe. Se alguém falou em fechar o STF, precisa consultar um psiquiatra. Desconheço. A declaração ocorreu no dia 9 de julho durante uma palestra no Paraná.
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello, classificou a declaração de “golpista”. “Essa declaração, além de inconsequente e golpista, mostra bem o tipo [irresponsável] de parlamentar cuja atuação no Congresso Nacional, mantida essa inaceitável visão autoritária, só comprometerá a integridade da ordem democrática e o respeito indeclinável que se deve ter pela supremacia da Constituição da República!!!! Votações expressivas do eleitorado não legitimam investidas contra a ordem político-jurídica fundada no texto da Constituição!
Sem que se respeitem a Constituição e as leis da República, a liberdade e os direitos básicos do cidadão restarão atingidos em sua essência pela opressão do arbítrio daqueles que insistem em transgredir os signos que consagram, em nosso sistema político, os princípios inerentes ao Estado democrático de Direito”.
O ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), se manifestou sobre a declaração do filho do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), o deputado federal eleito Eduardo Bolsonaro (PSL). Em um vídeo que circula na internet, Eduardo diz que para fechar o Supremo Tribunal Federal “basta um soldado e um cabo”.
Em sua conta no Twitter, FHC afirmou que a fala do parlamentar é uma “ameaça ao STF” e que “cheira ao fascismo”. “As declarações do deputado Eduardo Bolsonaro merecem repudio dos democratas. Prega a ação direta, ameaça o STF. Não apoio chicanas contra os vencedores, mas estas cruzaram a linha, cheiram a fascismo. Têm meu repúdio, como quaisquer outras, de qualquer partido, contra leis, a Constituição”, afirmou o tucano.
O governador reeleito Rui Costa (PT) criticou a fala do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) – filho do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) – sobre fechar o Supremo Tribunal Federal. Ao comentar a reportagem do Metro1 sobre o caso no Twitter, Rui Costa escreveu: “Imagine… que gente desqualificada”.
O presidenciável Fernando Haddad (PT) condenou a declaração do deputado federal eleito Eduardo Bolsonaro (PSL) – filho do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) – sobre fechar o Supremo Tribunal Federal. “Esse pessoal é uma milícia. Não é um candidato a presidente. É um chefe de milícia. Os filhos deles são milicianos, são capagas. É gente de quinta categoria”, disse Haddad, durante entrevista em São Luís, no Maranhão, onde faz campanha neste final de semana.