Com o intuito de possibilitar mecanismos para que o público feminino tenha recursos para se desvencilhar de situações de violência, teve início nesta sexta-feira (19) mais uma turma do curso de defesa pessoal do Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares (CRLV) – localizado na Praça Almirante Coelho Neto, nº 1, Barris.
A atividade é ofertada às mulheres vítimas ou não de violência através de uma parceria entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e a Guarda Civil Municipal (GCM). Esta é a segunda turma de 2018 e contou com a inscrição de 34 mulheres. O curso teve início em 2017 e formou neste mesmo ano dez turmas.
Hoje a abertura das atividades foi teórica, com uma apresentação sobre a Guarda Civil e os projetos desenvolvidos através do órgão em parceria com os cidadãos. O objetivo é que as mulheres compreendam o compromisso do órgão com a sociedade e adquiram a confiança na instituição para que o curso, enfim, possa ser iniciado. As aulas teóricas ocorrerão na próxima segunda (22), quarta (24) e sexta-feira (26), totalizando uma carga horária de 8h de curso.
Casos de violência – Apenas no primeiro semestre deste ano de 2018, foram registradas quase 73 mil denúncias de violência através da Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência – o Ligue 180 – administrada pelo Ministério dos Direitos Humanos (MDH). Em 2006, primeiro ano de funcionamento da Central, o resultado foi de apenas 12 mil casos registrados.