O setor de serviços cresceu 0,6% na Bahia no mês de agosto, na comparação com julho, e 1,1% em relação a agosto do ano passado. Os destaques, em termos de contribuição para o resultado positivo do setor em agosto ficaram, respectivamente, com Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, 6,3%, e Serviços profissionais, administrativos e complementares, 10,0%.
Os transportes são a atividade de maior peso na estrutura do setor de serviços na Bahia e tiveram, em agosto, sua terceira alta consecutiva. Já acumulam, no ano, crescimento de 1,2%, o melhor resultado, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Por sua vez, os serviços profissionais são a atividade que tem crescido de forma mais consistente ao longo do ano, no estado, com altas seguidas desde março e acumulando em 2018 expansão de 0,8%. Também têm peso importante na estrutura dos serviços baianos e reúnem um grupo diversificado de serviços, com grande peso daqueles direcionados às empresas (ligados às áreas jurídica, contábil, de segurança, assessorias e consultorias em diversos campos, por exemplo).
Por outro lado, os Serviços de informação e comunicação (-11,7%) continuaram como a principal influência negativa na Bahia. Eles se mantêm em quedas seguidas desde junho de 2017, acumulando retração de 13,2% no ano de 2018 – a maior dentre as atividades investigadas. O grupo dos Outros serviços (-16,1%) também teve forte recuo em agosto e tem o segundo pior resultado no acumulado no ano (-4,7%).