Por João Paulo Almeida
Em entrevista coletiva realizada hoje, o presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (ADEMI-BA), o engenheiro civil Cláudio Cunha afirmou que a expectativa que a construção civil na Bahia cresce 7% em 2018. Segundo Claudio, em Salvador e na Região Metropolitana foram lançados três empreendimentos com 1508 novos imóveis de janeiro a julho de 2018.
“Nós estamos muito otimistas quanto ao mercado em 2018. Se você analisar em 2017 nós tivermos 5796 imóveis vendidos e esse ano de janeiro a julho nós tivermos 4018 vendas. Nós ainda temos meio ano e temos um grande salão imobiliário em novembro que tradicionalmente é um período bom para o setor, então a expectativa é de um crescimento em torno de 7% em 2018”, explicou o presidente.
Segundo dados divulgados pela Ademi hoje em Salvador existem 1545 imóveis para serem vendidos e somados a região metropolitana temos 1671. Claudio explicou que em 2014 um período difícil para o setor chegamos a ter 17 mil unidades prontas para serem vendidas. “Foi preciso se colocar uma atenção especial para se fazer esses imóveis serem vendidos. Trabalhamos duro para hoje termos apenas 3216”.
Sobre o cenário de 2019, Claudio acredita que a construção civil vai manter o seu nível de crescimento. “Nós teremos um novo governo, um novo congresso, uma nova forma de administrar, os bancos estão analisando novas linhas de crédito, o PDDU e a Lous são mecanismos que criam regras ao segmento, então nós temos a expectativa de uma linha de crescimentos constante para o segmento nos próximos anos”, disse.
Sobre as taxas de juros, Claudio acredita numa evolução no cenário nacional. “Se você parar para observar a um tempo atrás nós chegamos a trabalhar com juros de 12 a 13%. Hoje você com Programas como o Minha Casa Minha Vida você pode conseguir juros a 6 a 8,5%. Isso ajuda muito na hora do consumidor adquirir seu imóvel.