Segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Comércio móvel no Brasil, realizada pelo site Mobile Time em parceria com a Opinion Box, o aplicativo do Mercado Livre é o mais utilizado para compras pelos brasileiros. Com 37% das menções, o aplicativo segue, pelo terceiro ano consecutivo, liderando o ranking. A empresa de tecnologia cresceu quatro pontos percentuais em 12 meses e se distanciou da segunda colocada, a Americanas.com (32%). Já o aplicativo do iFood aparece como o terceiro mais citado (15%).
Entre as categorias de produtos mais populares comprados online, o ranking é liderado por roupas (54%), seguidos por eletroeletrônicos (47%) e refeições (41%) – categoria que nesta edição ultrapassou a de acessórios de moda como a terceira mais popular. A pesquisa também destacou a consolidação do smartphone como meio para compra, já que 69% dos entrevistados informaram preferir comprar pelo celular do que no desktop (31%).
As entrevistas foram feitas on-line ao longo de agosto de 2018 com 2.069 brasileiros que acessam a internet e possuem smartphone, e respeitando as proporções de gênero, idade, renda mensal e distribuição geográfica desse grupo.