A CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Salvador espera crescimento de 3% nas vendas do Dia das Crianças em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados da instituição, o tíquete médio para o período será de 90 reais. A previsão leva em conta o cenário econômico do país, análise de mercado e a proximidade das vendas de fim de ano.
“O Dia das Crianças abre o período de vendas do último trimestre, o mais importante para o comércio no ano. Por um lado, há alguma incerteza provocada pelo período eleitoral, mas o varejo considera o conjunto incluindo a proximidade com o pagamento do 13º salário, e o leve aumento do PIB e do emprego. Não estamos no melhor cenário, mas vale a pena tirar bom proveito de datas com apelo junto ao consumidor”, avalia o presidente da CDL Salvador, Alberto Nunes.
Nunes avalia que o último trimestre tem força pela tradição e por reunir outras datas importantes como o Black Friday e Natal. “O lojista precisa realmente focar na atração do cliente, oferecendo facilidades, promoções e atendimento qualificado. Pode-se conseguir bons resultados”, diz. Data importante do calendário de varejo, o Dia das Crianças tem forte apelo em setores como os de brinquedos, eletrônicos, jogos, roupas e calçados infantis. Têm destaque artigos como celulares, tablets, videogames e brinquedos de controle remoto.