sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

SALLES PRIORIZA SEGURANÇA NO SEGUNDO MANDATO NA UFBA

Redação - 04/10/2018 07:45 - Atualizado 04/10/2018

Em entrevista a imprensa o reitor da UFBA, João Carlos Salles prometeu intensificar o combate a violência dentro da UFBA. Ele foi enfático ao dizer que “a segurança é um problema”, mas que não deve ser tratada de qualquer maneira. Segundo ele, existe uma metodologia de segurança que é muito efetiva e conta com um investimento anual de R$ 20 milhões.

O vice-reitor, Paulo Miguez, citou que a Ufba é “uma cidade dentro de uma cidade” e, por conta disso, os problemas precisam ser enxergados com cautela, para que não haja uma espetacularização nos casos de violência que acontecem em suas dependências. “Temos contato permanente com a Polícia Militar, que tem o projeto da Ronda Universitária. Eles têm muita clareza de que a situação da Ufba não se compara a nenhuma outra comunidade com 50 mil pessoas no estado. Não dá para comparar. Eu perguntei: ‘Major, qual a situação no entorno da Ufba? Rio Vermelho, Ondina, Federação…’ e ele me respondeu ‘Professor, não há comparação. [A Ufba] É uma ilha de segurança pra nós’. Mas, quando acontece um problema aqui dentro ganha uma dimensão que você corre o risco de criar pânico”, disse Miguez.

Segundo ele, a Ufba conta com um efetivo de 596 câmeras e mais de 900 postos de trabalho envolvidos com segurança, entre vigilantes, seguranças e porteiros. “É fácil você chegar numa universidade privada e garantir 0% qualquer ocorrência de crime porque você tem uma porta que vai dizer quem entra e não entra. Aqui, entramos todos!”, declarou Miguez. Tanto para Paulo Miguez quanto para João Carlos Salles, o modelo de segurança adotado pela Ufba faz parte de um conceito que as universidades públicas precisam adotar para continuar existindo como um espaço livre e aberto. “Nosso método de segurança é o acolhimento, o reconhecimento. Isso são pontos fundamentais. Não é suspeita, ‘baculejo’ e agressão. E esse método, acreditem, funciona”, pontuou João Carlos Salles.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.