O candidato à Presidência Fernando Haddad (PT), visitou a Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira (2/10). Na ocasião, Haddad falou com os jornalistas e afirmou que seu governo tem a meta de atingir 6% do PIB em investimento em saúde.
“Nós já atingimos essa marca, de 6%, na educação, quando eu era ministro. Até superamos. E ainda é insuficiente. Na saúde, estamos perto de 4% do PIB. Temos que rapidamente ampliar os investimentos até 6% pra saúde, sobretudo, para ter espaço para pesquisa. E a Fiocruz oferece condições excelentes de promoção em pesquisa em saúde”, falou.
Perguntado sobre os recursos com os quais ele pretende governar, Haddad reafirmou que pretende revogar a EC 95, conhecida como Teto de Gastos. “A primeira emenda constitucional que precisa ser aprovada é a reforma tributária, inclusive cancelando a EC 95, num movimento só. Porque eu preciso de dinheiro pra investir, mas também garantir sustentabilidade das finanças públicas, fazer as economias necessárias pra pagar dívida pública”.