O Ibovespa fechou em alta de quase 4 por cento hoje. O desempenho seria explicado pela pesquisa de intenção de votos do Ibope, que mostra o aumento da vantagem de Jair Bolsonaro (PSL) na liderança da corrida presidencial. Após sondagem de intenção de votos divulgada ontem, o candidato do PSL registra 31%, contra a estabilização do candidato petista Fernando Haddad, em patamar de 21%.
De acordo com dados preliminares, o índice de referência do mercado acionário brasileiro subiu 3,92 por cento, a 81.703,11 pontos, maior alta desde novembro de 2016. O movimento foi capitaneado por papéis de empresas de controle estatal. O giro financeiro alcançava 15,48 bilhões de reais.
A alta da bolsa é correlata com a queda do dólar, dado o volume financeiro, aplicado por investidores estrangeiros. Nesse caso, vale a lei da oferta e procura, pois, quanto mais dólares ingressam no país, maior a queda na taxa de câmbio.
Tanto assim que, na tarde de hoje, o dólar registrou a maior queda percentual diária em três meses e meio e fechou em 3,93 reais nesta terça-feira, 2, depois de ter flertado com os 3,90 reais na mínima, com os investidores animados com o avanço de Jair Bolsonaro (PSL) nas intenções de votos à Presidência em pesquisa do Ibope, aumentando a vantagem em relação a Fernando Haddad (PT).