O prazo para sacar os recursos da cota do PIS/Pasep para quem tem menos de 60 anos termina nesta sexta-feira e, segundo o Ministério do Planejamento, não há possibilidade de prorrogação do período de retirada. De acordo com a pasta, a data limite está definida na lei que possibilitou a ampliação do saque aos trabalhadores cotistas. Tem direito ao benefício quem trabalhou em empresas ou no setor público de 1971 a 1988. Para os demais, que atendem a um dos critérios habituais (veja abaixo), o saque continuará liberado após o dia 28.
Segundo a Caixa, mais de 4 milhões de pessoas com menos de 60 anos, que possuem direito ao benefício, ainda não resgataram sua cota do PIS, contabilizando R$ 5,7 bilhões disponíveis para o saque. Para agilizar o atendimento, as agências da Caixa vão abrir duas horas mais cedo nesta sexta-feira. De acordo com o banco, o horário estendido será exclusivo para assuntos relacionados ao saque do PIS e os funcionários não farão outro tipo de atendimento, no período.
Até 2017, os saques do Fundo PIS/Pasep só eram permitidos para cotistas com idade mínima de 70 anos ou para os casos de aposentadoria, herdeiro, pessoas em situação de invalidez ou acometidos por algumas doenças específicas. Os cotistas com menos de 60 anos que optarem por não retirar os recursos até sexta-feira não perdem o direito ao dinheiro. Eles poderão fazer o saque futuramente, quando passarem a cumprir um dos critérios exigidos, sendo que a idade mínima fixada pela lei passou para 60 anos.