Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (17) tarifas de 10% sobre US$ 200 bilhões em produtos chineses em uma nova rodada da guerra comercial envolvendo os dois países. A cobrança de tarifas para importação terá início em 24 de setembro, e a taxa aumentará para 25% no fim de 2018. Em comunicado, o presidente dos EUA, Donald Trump, advertiu que, se a China adotar medidas de retaliação contra os agricultores ou produtores indústrias dos EUA, “nós iremos imediatamente buscar a fase três, que é de aproximadamente US$ 267 bilhões de importações adicionais”.
O anúncio ocorreu depois que as negociações entre as duas maiores economias do mundo para resolver suas diferenças comerciais não avançaram. Na semana passada, o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, convidou altos funcionários chineses para uma nova rodada de negociações, mas até agora nada foi marcado. Mais cedo, nesta segunda, o principal assessor econômico da Casa Branca, Larry Kudlow, já havia sinalizado o percentual de 10% para produtos chineses importados.
Trump considera que o déficit comercial dos EUA no comércio com a China, de US$ 376 bilhões anuais, é inaceitável e tem que ser redimensionado. “Com sorte, este problema comercial será resolvido. Em último caso, por mim e pelo presidente da China, Xi Jinping, por quem tenho grande respeito e afeto”, afirmou Trump em seu comunicado desta segunda-feira. Uma ampla categoria de dispositivos conectados à internet de US$ 23 bilhões seguirá sujeita a tarifas, mas alguns produtos foram removidos da lista final. As novas tarifas deixaram de fora os relógios inteligentes da Apple e outros produtos como capacetes de bicicleta e cadeirinhas infantis para automóveis.
Também foram poupados das tarifas os insumos chineses para os produtos químicos produzidos nos EUA usados na manufatura, têxteis e agricultura. A retirada desses produtos da lista, no entanto, não foi suficiente para conter a insatisfação de representantes dos setores de tecnologia e varejo. Na avaliação deles, a imposição de novas tarifas deve afetar duramente os consumidores.