Uma nova pesquisa eleitoral, dessa vez, feita pelo Instituto Vox Populi, encomendada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) traz o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) com 22%. O índice coloca Haddad como líder isolado na corrida presidencial, de acordo com o levantamento. O militar da reserva,Jair Bolsonaro (PSL) aparece em segundo lugar, com 18%.
Em seguida vem Ciro Gomes (PDT), com 10%, Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmin (PSDB), com 5% e 4%, respectivamente.
Brancos e nulos somam 21%.
O Vox Populi tomou a decisão de associar Haddad diretamente a Lula no questionário, ao contrário das demais empresas de pesquisa. Em entrevista à Revista Carta Capital, Marcos Coimbra, diretor do Vox Populi, afirmou que tal forma de colocar a questão não se trata de uma indução, mas de fornecer o máximo de informação ao eleitor.
“Esconder o fato de que o ex-prefeito foi indicado e tem o apoio do ex-presidente tornaria irreal o resultado de qualquer levantamento. É uma referência relevante para uma parcela significativa dos cidadãos. Chega perto de 40% a porção do eleitorado que afirma votar ou poder votar em um nome apoiado por Lula”.
O Vox Populi ouviu 2 mil eleitores em 121 municípios entre 7 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. O índice de confiança chega a 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o código BR-01669/2018.