Foi divulgado a avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, que mede a qualidade do esnino nacional. Na avaliação divulgada nesta segunda, Itajuípe aparece com um índice maior do que o observado na última pesquisa. Considerando as séries iniciais do do Ensino Fundamental, 4º ao 5º ano, o índice geral itajuipense subiu para 4.1, o que vem acontecendo a cada avaliação, desde a criação do índice em 2007, assim como as séries finais, 8º e 9º ano, que obtiveram um aumento no índice geral para 3.3.
Vale destacar ainda que o IDEB divulgado detalhou o índice por escolas e, nas séries iniciais, destacaram-se as unidades escolares municipais Núbia Borges Badaró, que atingiu o índice de 5.4, Lourdes Pinillos Menezes, com 4.6, Alberto Hage, com o índice de 4.5 e Frei Henrique Woltering, com 4.2, ultrapassando o índice geral do município. Outro destaque importante da pesquisa foi o significativo crescimento do IDEB da Escola Municipal Dr. Pedro Catalão, que passou de 2,6 para 3,5.
A Secretária de Educação, Profª Maria de Lourdes Santana, destaca que “é gratificante ter o reconhecimento numa pesquisa a nível nacional que a educação municipal tem evoluído, garantindo um ensino de qualidade em nosso município. Estamos muito felizes com este resultado, pois demonstra que o caminho escolhido para a gestão e para o ensino em nossa cidade está rendendo frutos e atendendo as necessidades de nossos educandos”, declarou.