Em clima de disputa, o governador da Bahia Rui Costa cobrou que o Tribunal Superior Eleitoral reconheça a candidatura de Lula. A quase exigência do chefe do Executivo estadual é embasada no requerimento da Organização das Nações Unidas (ONU), de que o Tribunal aceite o registro do ex-presidente. A exigência foi feita em evento com o postulante a vice-presidente pela chapa do PT encabeçada por Lula, Fernando Haddad, que comungou do mesmo pedido de Rui.
“O mundo inteiro acompanha o Brasil. Normalmente, a imprensa nacional, quando tinha uma recomendação da ONU contra a Venezuela, contra outros países, tratava como países ditatoriais, que não respeitavam os direitos humanos. A imprensa sempre botou esses países como à margem da lei e do respeito do direito internacional. Agora, o Brasil está diante de uma situação: vai seguir ou não a recomendação da ONU? O Brasil vai virar uma republiqueta de banana de quinta categoria?”, indagou.
Rui chegou a dizer ainda que o povo não entende porque Lula não é candidato. “O povo está convencido de que a Justiça ou algum juiz está perseguindo politicamente o ex-presidente da República. E o que está sendo cometido com ele é uma absoluta injustiça. A declaração no voto em Lula não é só na pessoa física do Lula, é o que Lula representa. O povo está com saudade do período de 2003 a 2013, quando o Brasil cresceu, gerou empregos, criou casa. Melhorou a vida do país”, avaliou.