Logo após a derrota para Corey Anderson, no UFC Hamburgo, Glover Teixeira deixou o octógono inconformado com sua atuação. Duas semanas depois, o mineiro aceitou fazer a luta principal do UFC São Paulo, que acontece no dia 22 de setembro, contra Jimi Manuwa. E para isso, buscou ajuda no Instituto de Performance do UFC, em Las Vegas.
– Eu já tinha combinado de vir aqui independentemente do resultado. Agora, estou me sentindo o Neymar. Eles estão me seguindo aqui no dia a dia, tenho testes de duas em duas horas. Pelo que estão vendo, estou com um desgaste físico muito grande, acima da linha do “overtraining”, e foi isso que certamente me prejudicou na última luta. Estou aprendendo bastante – disse o lutador ao Combate.
Aos 38 anos, o mineiro é atualmente o oitavo colocado do ranking dos pesos-meio-pesados do UFC. Com um cartel de 27 vitórias e sete derrotas, o combate na Alemanha foi o terceiro revés nas seis últimas lutas, sempre alternando resultados positivos e negativos. A dois meses do evento, Glover vai precisar tirar o pé do freio nos treinos na preparação para a luta em São Paulo.
– Eles estão falando que estou treinando muito, me disseram para diminunir um pouco o ritmo. Espero estar bem mais explosivo e forte. Estou aqui aprendendo e ouvindo essas coisas, que o descanso faz 100% parte do jogo. Fazemos tudo errado no Brasil, temos muito coração, mas temos muito o que aprender. Quem tiver a oportunidade tem que vir para cá, fazer esses testes, principalmente os atletas novos, em início de carreira. Eles vão ter uma grande reviravolta – diz o brasileiro.
Jimi Manuwa, também de 38 anos, está na quinta posição do ranking. O inglês vem numa sequência de duas derrotas no UFC, contra Jan Blachowicz e Volkan Oezdemir, e busca a recuperação. Seu cartel no MMA é de 17 vitórias – 15 por nocaute – e quatro derrotas.
– É um jogo perigoso, um cara que bate forte, mas não tem wrestling, não vejo ele fazer muito jiu-jítsu. Vou trabalhar bastante a finta, mas pode esperar também um nocaute, se uma mão entra sei que posso nocautear. Mas preciso ficar com a mão alta porque ele também é muito bom striker. A torcida do Brasil sabe que essa luta vai ser bonita, pancada para cá e para lá. Vai ser uma luta boa – concluiu.
UFC São Paulo
22 de setembro de 2018
CARD DO EVENTO (até o momento):
Peso-meio-pesado: Jimi Manuwa x Glover Teixeira
Peso-galo: Ketlen Vieira x Tonya Evinger
Peso-meio-médio: Neil Magny x Alex Cowboy
Peso-meio-pesado: Rogério Minotouro x Sam Alvey
Peso-galo: Renan Barão x Andre Ewell
Peso-meio-médio: Serginho Moraes x Ben Saunders
Peso-médio: Antônio Cara de Sapato x Elias Theodorou
Peso-meio-pesado: Luis Henrique KLB x Ryan Spann
Peso-palha: Lívia Renata Souza x Alex Chambers
Peso-meio-médio: Elizeu Capoeira x Belal Muhammad
Peso-leve: Francisco Massaranduba x Evan Dunham
Peso-médio: Thales Leites x Hector Lombard