Uma pesquisa divulgada pelo Índice de Confiança Social, do IUbope, apontou que os brasileiros confiam menos uns nos outros e desconfiam mais ainda das instituições que os governam. De acordo com o levantamento, tornado público hoje (9) pela revista Piauí, a crença no Congresso Nacional, no entanto, continua fraca.
A série teve início em 2009 e atingiu o menor índice no levantamento mais recente entre pessoas da mesma família. No primeiro levantamento, 90% dos entrevistados apontavam que confiavam em parentes e familiares. Em 2018, o número passou a 82%. O índice é ainda menor entre amigos e vizinhos (65% e 56% respectivamente). Sobre a confiança entre os brasileiros de modo geral, apenas 52% dos entrevistados demonstraram acreditar no país.
Segundo o colunista José Roberto de Toledo, da revista Piauí, o índice aponta uma falência das instituições para adquirir a confiança de quem mora no país. “Dos Bombeiros à Presidência da República, passando pela Polícia, Ministério Público, meios de comunicação, Justiça, sindicatos, partidos, sistema eleitoral e pelas Forças Armadas, nenhuma instituição está funcionando melhor agora do que no ano passado. A imensa maioria está pior do que em 2009”, afirma.
“Para grande parte das instituições essa queda é só mais um degrau escada abaixo, numa descida quase ininterrupta desde que a série de pesquisas começou a ser feita pelo Ibope há dez anos”, conclui Toledo.