O candidato às eleições presidenciais, Jair Bolsonaro (PSL), foi o quinto presidenciável a receber, nesta sexta-feira, dia 3 de agosto, o documento Turismo: +desenvolvimento +emprego +sustentabilidade, que traz propostas do trade turístico. Vinte e cinco entidades e associações da cadeia produtiva do turismo, reunidas no Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC, elaboraram as sugestões ao poder público para impulsionar o crescimento do setor.
Os representantes do empresariado do turismo foram recebidos pelo candidato no condomínio onde mora, na Barra da Tijuca, bairro do Rio de Janeiro. A comitiva foi composta pelos presidentes Alexandre Sampaio, do Cetur/CNC; Manoel Cardoso Linhares, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), Márcio Santiago, do Brasil Convention e Visitors Bureau (Brasil CVB) e Roberto Maciel da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-RJ). O deputado estadual do Rio de Janeiro, Flávio Bolsonaro (PSL), candidato ao Senado Federal este ano e o secretário executivo do Cetur/CNC, Eraldo Alves da Cruz, também estiveram presentes ao encontro.
Para Bolsonaro o Brasil se destaca pelas belezas e atrativos naturais e o turismo pode ter uma participação bem maior no PIB (Produto Interno Bruto), mas para isso é preciso investir prioritariamente na segurança. “O primeiro problema é a questão da segurança, enquanto não tiver segurança não teremos infraestrutura, porque ninguém vai investir em algo que não vai dar retorno depois. A minha proposta é arrojada e visa atender esse objetivo inspirada na legislação norte-americana”, defendeu Bolsonaro.