Artilheiro da Copa do Mundo de 2014 com seis gols, o colombiano James Rodríguez terá que desembolsar uma fortuna por fraude fiscal. De acordo com o jornal espanhol “El Mundo”, o meia deve ter que pagar 11,6 milhões de euros (cerca de R$ 50 milhões na cotação atual) à Fazenda da Espanha. O crime teria sido cometido em 2014, quando o jogador acertou com o Real Madrid.
Segundo a publicação, o crime se configurou porque James declarou pagamentos, cerca de 12 milhões de euros, referentes a direitos de imagem, como não residente na Espanha. James, porém, não é o primeiro jogador a ter problemas com a Fazenda da Espanha. Cristiano Ronaldo, Messi, Modric e Falcao já passaram pela mesma situação. CR7, inclusive, chegou a ser condenado a dois anos de prisão, mas entrou em um acordo com as autoridades e terá que pagar 89 milhões pela fraude.
James está emprestado pelo Real Madrid ao Bayern de Munique até junho de 2019. De acordo com parte da imprensa espanhola, o clube merengue estava interessado no retorno do atleta de 27 anos ainda nesta janela. No entanto, os alemães descartaram qualquer negociação nesse sentido.