segunda, 05 de outubro de 2026
Euro Dólar

EUA REABREM EMBAIXADA E CONSULADOS NO BRASIL APÓS 1º TURNO DAS ELEIÇÕES

Bruna Carvalho - 05/10/2026 11:57

Os Estados Unidos reabriram nesta segunda-feira (5) a Embaixada em Brasília e os consulados em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife, um dia após o primeiro turno das eleições brasileiras. As representações estavam fechadas desde sexta-feira (2), por motivos de segurança.

O fechamento havia sido anunciado na noite de quinta-feira (1º), sem que o governo americano detalhasse a possível ameaça que motivou a decisão. Durante o período de suspensão das atividades presenciais, os funcionários foram orientados a trabalhar em regime de home office.

Em mensagem divulgada nesta segunda, o governo dos Estados Unidos informou que as representações retomaram as operações normais, incluindo os serviços consulares. Segundo a Administração Trump, a segurança e a proteção dos cidadãos americanos permanecem como prioridade.

O governo americano também afirmou que continuará trabalhando com as autoridades brasileiras em questões relacionadas à segurança. Em nota, um porta-voz do Departamento de Estado explicou que as representações utilizam regularmente o sistema de mensagens STEP para informar cidadãos americanos sobre ameaças, eventos e outras mudanças relevantes no contexto local.

As informações sobre a reabertura foram divulgadas pela coluna de Caio Junqueira, da CNN Brasil.

Foto: Luis Dantas/Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.