terça, 29 de setembro de 2026
Euro Dólar

BAHIA ACUMULA QUASE 6 MIL DENÚNCIAS DE PROPAGANDA ELEITORAL IRREGULAR

Bruna Carvalho - 29/09/2026 09:38 - Atualizado 29/09/2026

A Bahia registrou 5.969 denúncias de propaganda eleitoral irregular por meio do aplicativo Pardal durante as eleições de 2026. O estado ocupa a segunda posição no ranking nacional de ocorrências, atrás apenas de São Paulo, que contabilizou 10.388 registros.

Ao todo, a Justiça Eleitoral recebeu 51.395 denúncias em todo o país. Depois de São Paulo e Bahia, aparecem Minas Gerais, com 4.635 ocorrências, e Pernambuco, com 3.505. Na outra ponta do levantamento, Tocantins registrou 74 denúncias, seguido por Roraima, com 104, e Piauí, com 172.

A maior parte das denúncias está relacionada à propaganda eleitoral em vias públicas, que representa 43,78% das ocorrências. Os registros incluem materiais e formas de divulgação que desrespeitam as regras estabelecidas pela legislação eleitoral.

As irregularidades em propriedades particulares correspondem a 11,94% das denúncias. A categoria abrange situações como pinturas de muros fora dos padrões permitidos pela Justiça Eleitoral.

Também foram registradas ocorrências envolvendo publicidade em bens públicos. Durante o período eleitoral, a divulgação nesses locais é permitida apenas em situações excepcionais e mediante autorização da Justiça Eleitoral.

O aplicativo Pardal também recebe denúncias relacionadas à propaganda na internet, em jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão, além de materiais gráficos, como adesivos instalados em veículos fora das dimensões permitidas.

Do total de ocorrências recebidas pelo aplicativo, 27% foram transformadas em processos pela Justiça Eleitoral até o momento.

Criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Pardal permite que eleitores registrem denúncias sobre possíveis irregularidades na propaganda durante o período eleitoral.

Foto: Luiz Roberto/TSE/Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.