

O técnico Jair Ventura decidiu permanecer no comando do Vitória após receber uma sondagem do Internacional. O clube gaúcho procurou informações sobre a possibilidade de contar com o treinador para a reta final do Campeonato Brasileiro, mas não chegou a formalizar uma proposta.
A consulta foi confirmada pelo empresário de Jair Ventura, Admilson Cunha, à Rádio Guaíba. Segundo o agente, o Internacional buscou saber as condições para uma eventual saída do treinador do Vitória. Jair, porém, optou por continuar no clube baiano.
O presidente do Vitória, Fábio Mota, também confirmou a permanência do treinador. O dirigente afirmou que Jair Ventura segue no cargo e destacou que não existe multa rescisória no contrato, válido até 31 de dezembro.
“Jair Ventura continua treinador do Vitória até segunda ordem, até ele resolver. Se resolver ir pro Inter, é porque ele deixou de querer estar no Vitória. Ele vai com Deus”, declarou Fábio Mota à ESPN.
O mandatário ainda explicou que, caso o Internacional quisesse contratar Jair, precisaria convencer diretamente o treinador. “No Vitória só fica quem quer ficar. O contrato não tem multa, não tem nada”, afirmou.
A situação ganhou força após o Internacional demitir Paulo Pezzolano. O clube de Porto Alegre está na zona de rebaixamento e buscava um novo comandante para a reta final da Série A. Antes de Jair Ventura, o Colorado também avaliou nomes como Luis Zubeldía, Diego Aguirre e Maurício Barbieri.
Jair Ventura, por sua vez, não pretende deixar o Vitória neste momento. Segundo a Rádio Gaúcha, o treinador entende que uma saída na reta final do Campeonato Brasileiro, enquanto o próprio Vitória também luta para se afastar da zona de rebaixamento, seria prejudicial ao projeto iniciado no clube.
A permanência ocorre em um momento de pressão sobre o treinador. No domingo (20), o Vitória perdeu de virada por 3 a 1 para o Cruzeiro, no Barradão, pela 28ª rodada do Brasileirão. Renê abriu o placar para o Leão, mas Arroyo, Villalba e Matheus Pereira marcaram para a equipe mineira.
Com o resultado, o Vitória permaneceu na 13ª colocação, com 33 pontos. O Grêmio, primeiro clube dentro da zona de rebaixamento, tem 29 pontos, enquanto o Internacional aparece na 18ª posição, com 28.
Após a derrota para o Cruzeiro, Jair Ventura reconheceu as críticas da torcida e afirmou que o desempenho da equipe no segundo tempo justificava as vaias recebidas no Barradão. O treinador também projetou uma reação nas próximas partidas.
Jair Ventura completará um ano à frente do Vitória nesta quinta-feira (24). O treinador assumiu a equipe em setembro de 2025 e tem a missão de conduzir o Rubro-Negro na reta final da Série A, buscando garantir a permanência na primeira divisão.
O Vitória volta a campo apenas em outubro por causa da pausa para a Data Fifa. O próximo compromisso será contra a Chapecoense, no dia 7 de outubro, no Barradão, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Até lá, Jair Ventura terá período para preparar a equipe e trabalhar na recuperação do time após o empate com o Mirassol e a derrota para o Cruzeiro.
foto= Crédito: Victor Ferreira/EC Vitória