

O Vitória terá um período de 16 dias sem jogos para trabalhar aspectos importantes do elenco antes da reta final do Campeonato Brasileiro. A pausa acontece por causa da Data Fifa e chega após a derrota por 3 a 1 para o Cruzeiro, no último domingo (20), no Barradão, pela 28ª rodada da competição. O Rubro-Negro volta a campo somente no dia 7 de outubro, contra a Chapecoense, novamente em Salvador.
O intervalo pode ser utilizado pelo técnico Jair Ventura para corrigir um dos principais problemas apresentados pelo time nas últimas partidas: a queda de rendimento no segundo tempo. Contra o Mirassol, o Vitória abriu 2 a 0 e permitiu o empate nos minutos finais. Diante do Cruzeiro, a equipe também fez um bom primeiro tempo, marcou com Renê, mas sofreu a virada na etapa final.
Segundo levantamento divulgado pelo Correio, o Vitória já deixou escapar 12 pontos em partidas nas quais abriu vantagem no placar. A equipe precisa trabalhar a concentração, a intensidade e a capacidade de manter o desempenho durante os 90 minutos. Após a derrota para o Cruzeiro, Jair Ventura reconheceu que o time não pode apresentar tamanha diferença entre os dois tempos.
Outro ponto que pode ser beneficiado pela pausa é o departamento médico. O Vitória vem convivendo com uma série de problemas físicos e chegou a ter nove jogadores com alguma questão médica após a nova lesão de Mateus Silva. O lateral sentiu a parte posterior da coxa durante o confronto com o Cruzeiro e passaria por exames para determinar a gravidade do problema.
Entre os jogadores em recuperação estão Baralhas, Wallace, Ramon e Camutanga. O zagueiro Camutanga se recupera de procedimento cirúrgico no pé e tem previsão de retorno para outubro. Wallace está em fase de transição, enquanto Baralhas e Ramon seguem em tratamento. Dudu, Edu e Nathan Mendes, por outro lado, têm situações mais prolongadas e estão fora da temporada.
A quantidade de desfalques tem limitado as opções de Jair Ventura. O próprio treinador destacou, após a derrota para o Cruzeiro, que a pausa poderá ajudar na recuperação dos atletas, mas ressaltou que o elenco reduzido aumenta as dificuldades para a comissão técnica.
Além da recuperação física, o período será importante para o trabalho psicológico e tático. Jair Ventura afirmou que a equipe precisa recuperar a confiança e voltar a competir durante toda a partida. O treinador também reconheceu que a instabilidade apresentada pelo Vitória tem afetado a relação com a torcida.
Atualmente, o Vitória ocupa a 13ª posição do Brasileirão, com 33 pontos após 28 rodadas. Apesar da derrota para o Cruzeiro, o Rubro-Negro foi beneficiado por resultados de concorrentes diretos e permanece fora da zona de rebaixamento.
Na retomada da Série A, o Vitória terá a Chapecoense pela frente no Barradão, no dia 7 de outubro, pela 29ª rodada. Depois, o time terá dois compromissos fora de casa, contra São Paulo e Corinthians, antes de voltar a Salvador para enfrentar o Athletico-PR.
Assim, a pausa representa uma oportunidade para o Vitória recuperar jogadores, aumentar as opções do elenco e corrigir os problemas que vêm custando pontos. A preparação também será importante para que a equipe consiga transformar os bons momentos apresentados em partidas completas e tenha mais estabilidade nas rodadas finais do campeonato.
foto= Crédito: VIctor Ferreira/ECV



