terça, 01 de setembro de 2026
Euro Dólar

INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE SÃO DESTAQUE NA PREMIAÇÃO DA CASACOR BAHIA 2026

VICTOR OLIVEIRA - 01/09/2026 18:00 - Atualizado 01/09/2026

O arquiteto Walter Schimmelpfeng recebeu dois reconhecimentos ligados à sustentabilidade na 32ª edição da CASACOR Bahia. O ambiente Dois Jeitos, Um Querer foi vencedor do prêmio de Melhor Solução em Sustentabilidade da mostra e também recebeu o Prêmio Plasticaria de Ecodesign – “Uma Porta Abrindo para a Sustentabilidade”, concedido pela Plasticaria em parceria com o elenco CASACOR.

Os reconhecimentos foram anunciados ontem (31), durante a cerimônia do Prêmio CASACOR Bahia 2026, realizada na Casa Nossa Senhora das Mercês, em Salvador. Em sua quinta participação consecutiva na mostra, Walter assina o ambiente pelo escritório Andrade Schimmelpfeng, primeiro ambiente carbono neutro da CASACOR NE/NO.

A pegada de carbono do projeto foi mensurada pelo Carbon Track M², ferramenta exclusiva da Andrade Schimmelpfeng para mensuração e compensação de emissões em projetos de arquitetura e interiores, com consultoria da The Planet. O inventário registrou 87,78 kg de CO₂ por metro quadrado, neutralizados por meio de créditos de carbono correspondentes ao plantio de 37 árvores pelo Instituto Terra.

O ambiente também reúne soluções como revestimentos produzidos a partir de resíduos, porta de plástico reutilizado e deck em madeira de reflorestamento. Entre os elementos do espaço está a instalação 1000 colheres de chá, criada pelo escritório a partir do reaproveitamento de mil colheres.

Na premiação da CASACOR Bahia, os troféus foram confeccionados pela artista Luciana Bittencourt, a partir de raízes recolhidas em áreas da Chapada Diamantina atingidas por incêndios e desmatamento. A escolha dialoga com o eixo de sustentabilidade desta edição da mostra, que realizou, pela primeira vez, um inventário de emissões com a metodologia GHG Protocol e publicou seu primeiro relatório ESG.

“Ganhar o prêmio um prêmio bom, mas o mais importante é ter dois reconhecimentos e sentir que as pessoas estão entendendo a real importância da sustentabilidade”, celebrou Walter Schimmelpfeng.

Foto: Divulgação A&G

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.