

A manhã do sábado (26) será marcada por corrida, brincadeiras e muita energia no Centro de Convenções Salvador. Crianças de 2 a 12 anos participam da Maratoninha Salvador, prova infantil que volta a integrar a programação da Maratona Salvador e terá largada às 9h, no Espaço Mares.
Produzida pela MP3 Marketing, com apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), a atividade foi planejada para apresentar o universo das corridas às crianças de maneira descontraída. Os percursos serão definidos de acordo com a idade dos participantes, variando entre 50 metros e 1,2 quilômetro.
A organização estima a participação de aproximadamente 300 crianças, distribuídas em diferentes baterias. Mais do que estabelecer vencedores, a proposta é incentivar a participação, o movimento e o contato dos pequenos com a prática esportiva.
Segundo o coordenador da Maratoninha e diretor da MP3 Marketing, Douglas Cerqueira, o objetivo principal é fazer com que as crianças aproveitem a experiência. “Não é uma prova competitiva. São feitas as baterias, e a ideia é a participação e a diversão”, afirma.
A programação também foi pensada para envolver toda a família. Enquanto as crianças participam das atividades, os pais poderão aproveitar uma área preparada especialmente para o público infantil pela Aldeias Infantis SOS, parceira desta edição. Depois, familiares poderão acompanhar os pequenos durante a corrida.
A presença das famílias é um dos pontos valorizados pela organização. A ideia é aproximar a experiência das crianças daquela vivenciada pelos adultos que participam das demais provas da Maratona Salvador, criando um ambiente em que o esporte possa ser compartilhado entre diferentes gerações.
Entre os participantes está Sávio Argolo Melhor, de 5 anos, que já tem experiência em corridas infantis. Incentivado pela mãe, Izabelle Amanda Melhor, de 43 anos, o menino entrou em contato com a modalidade ainda aos 2 anos e volta a participar da Maratoninha Salvador neste ano.
Corredora amadora e graduanda em Direito, Izabelle conta que decidiu apresentar o filho ao esporte desde cedo. “Eu o inscrevi na primeira corrida aos dois anos, para que já gostasse de alguma atividade física e se identificasse com alguma. E, como também corro, ele é a minha companhia em algumas provas”, relata.
Além da corrida, Sávio pratica natação, mantendo uma rotina de atividades físicas desde os primeiros anos de vida. Para a família, as competições também representam momentos de convivência e experiências compartilhadas.
Com distâncias adaptadas para cada faixa etária, a Maratoninha busca transformar a corrida em uma experiência lúdica. A expectativa é que cada participante possa encarar seu próprio desafio, chegar ao final do percurso e celebrar a conquista ao lado dos familiares.
As inscrições seguem disponíveis até o dia 20 de setembro ou enquanto houver vagas. Os interessados podem garantir a participação por meio da Ticket Sports.
Foto: Lucas Moura / Secom PMS