

A Bahia liderou a geração de empregos formais no Nordeste em julho deste ano, com 4.664 novos postos de trabalho. O número representa 24,6% do saldo de 18.973 vagas abertas na região no mês, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), compilados pelo Data Nordeste, plataforma de dados da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
O resultado baiano ficou à frente do Ceará, que registrou saldo de 4.181 empregos, e da Paraíba, com 2.307 novas vagas. Todos os nove estados nordestinos apresentaram saldo positivo de empregos formais em julho.
Na Bahia, o setor de Serviços foi o principal responsável pelo resultado, com 3.037 novas vagas. O segmento respondeu por 65,1% do saldo de empregos do estado no mês. Na sequência, a Indústria também teve desempenho positivo, com 2.016 postos criados.
A Construção Civil abriu outros 670 empregos na Bahia em julho, enquanto a Agropecuária registrou saldo de 135 vagas. Os dados mostram que os quatro grandes setores analisados tiveram saldo positivo no estado.
No setor de Serviços, a Bahia teve o maior saldo entre os estados nordestinos, seguida pelo Ceará, com 2.931 novos postos. De acordo com a Sudene, Serviços e Indústria concentraram a maior parte das vagas criadas na região durante o mês.
Na Indústria, a Bahia também ficou na liderança regional, com 2.016 novos empregos, seguida pela Paraíba, com 1.298. O desempenho foi impulsionado principalmente pela indústria de transformação, que representou 90,5% do saldo industrial do Nordeste, com 4.725 vagas.
Nordeste
No conjunto dos estados nordestinos, foram registradas 327.186 admissões e 308.213 desligamentos em julho, resultando na abertura de 18.973 postos de trabalho. Com o resultado, a região acumula 152.127 empregos formais gerados no ano, o equivalente a 15% do saldo nacional.
Os setores de Serviços e Indústria foram os principais responsáveis pelo desempenho regional. Serviços abriu 8.747 vagas, enquanto a Indústria registrou saldo de 5.220 postos. Juntos, os dois segmentos responderam por 73,6% das novas vagas no Nordeste.
“Esses dois setores alavancam emprego no Nordeste e concentram mais de 70% das vagas formais geradas na Região”, afirma a coordenadora de Avaliação da Sudene, Gabriela Isabel Nascimento.
A Construção Civil teve saldo positivo de 3.508 empregos na região. Depois do Ceará, que abriu 1.284 vagas, a Bahia apareceu em segundo lugar, com 670 novos postos.
Já a Agropecuária registrou saldo de 2.428 empregos no Nordeste. A Bahia teve 135 novas vagas no setor.
Foto: Agência Brasil