

Pacientes, acompanhantes e profissionais do Hospital Semed, unidade da Hapvida em Camaçari, tiveram uma visita diferente no dia 14 de agosto. Em vez da rotina habitual dos corredores, a unidade recebeu mágicos e um palhaço, que circularam pelo hospital com números de mágica, brincadeiras e momentos de interação. A iniciativa faz parte do projeto Doutores da Magia, apoiado pelo Ministério da Cultura, que percorre hospitais da Bahia e do Rio Grande do Norte até o fim de agosto.
Durante a ação, os mágicos Xavier e Canova e o palhaço Lino se revezaram em apresentações e interações com pacientes, acompanhantes e colaboradores. A proposta foi criar momentos de descontração e acolhimento em meio à rotina hospitalar, proporcionando uma experiência diferente para quem estava na unidade.
Além das apresentações, os artistas distribuíram papel-semente aos participantes, unindo a proposta de humanização a uma mensagem de sustentabilidade. O material pode ser plantado e transformado em novas plantas, levando a ideia de que pequenos gestos também podem gerar impactos positivos.
Para o diretor médico da unidade, Manoel Peso, iniciativas de humanização complementam o cuidado em saúde ao olhar também para aspectos emocionais e para a experiência de pacientes, acompanhantes e profissionais. “Um momento de descontração, uma conversa ou uma brincadeira podem ajudar a tornar mais leve a passagem pelo ambiente hospitalar”.
A ação foi realizada para o Hospital Semed, por meio de empresas parceiras que viabilizam o projeto Doutores da Magia.
Foto: Divulgação Texto&Cia



