

Em Vera Cruz será instalada uma usina de concreto que dará suporte às obras da Ponte Salvador-Itaparica. O equipamento foi autorizado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com a devida publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, 28. A autorização tem validade de cinco anos.
Com os trâmites burocráticos finalizados, agora a Concessionária Sistema Rodoviário Ponte Salvador Ilha de Itaparica S/A vai implantar o chamado Canteiro de Obras 02, que contará com uma usina de concreto e estruturas pré-moldadas.
De acordo com a portaria, a unidade terá capacidade para produzir até 95 toneladas de concreto por dia. Para a implantação do canteiro, o Inema também autorizou a supressão de vegetação nativa em uma área de 2,0885 hectares.
Desse total, 1,7746 hectare possui rendimento lenhoso, estimado pelo órgão ambiental em 16,14 metros cúbicos.
Retirada da vegetação
A autorização não significa que a vegetação possa ser retirada imediatamente. Segundo o documento, a concessionária deverá apresentar ao Inema o cronograma de execução das atividades de supressão com antecedência mínima de 45 dias.
O material lenhoso resultante da supressão também deverá ter destinação conforme a legislação ambiental.
Canteiro de Obras 01
O projeto da ponte já conta com o Canteiro de Obras 01, instalado anteriormente em Vera Cruz. O primeiro canteiro na região funciona como apoio logístico e operacional no município, na região da praia de Jaburu, na Ilha de Itaparica.
A unidade faz parte das três frentes iniciais de trabalho terrestres mobilizadas pela Concessionária Ponte Salvador-Itaparica para dar suporte à construção da ponte sobre a Baía de Todos os Santos.
Salvador e São Roque
Além das estruturas instaladas em Vera Cruz, a construção da ponte também conta com outros dois canteiros de obras em diferentes municípios:
Salvador: localizado na região do Jequitaia, no antigo prédio da Petrobras, o canteiro dará suporte à construção da cabeceira da ponte e dos acessos viários na capital.
São Roque do Paraguaçu (Maragogipe): é o maior canteiro industrial do projeto, com cerca de 400 mil m², destinado à fabricação e montagem de estruturas metálicas e tubos de aço.
A previsão oficial de entrega da Ponte Salvador-Itaparica é junho de 2031.
*Com informações do Portal A Tarde.
Foto: Joá Souza/GOVBA.