terça, 04 de agosto de 2026
Euro Dólar

PREFEITURA CERTIFICA 4,6 MIL TRABALHADORES PELO PROGRAMA TREINAR PARA EMPREGAR

Victoria Isabel - 04/08/2026 16:01

 

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), entregou, nesta terça-feira (4), a certificação para 4.641 pessoas formadas nos cursos de qualificação profissional do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), através do programa Treinar para Empregar.

Realizado na Estação da Lapa, o evento contou também com o Feirão de Empregabilidade e Primeira Empresa, com a presença de órgãos parceiros, como o Sebrae, Senai, Senac e Fecomércio, entre outros.

Na ocasião, a vice-prefeita Ana Paula Matos e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Mila Paes, assinaram o decreto que transforma o Treinar para Empregar em uma política pública municipal, fortalecendo o compromisso da Prefeitura com a geração de emprego, renda e inclusão produtiva.

Durante a assinatura do decreto, a vice-prefeita Ana Paula Mattos ressaltou as ações municipais promovidas para geração de emprego e renda a partir da qualificação profissional. “Esse treinamento é mais uma oportunidade de aprender e lutar por um futuro melhor; e o formato de feira une justamente essas pessoas que aprenderam com as oportunidades. No Treinar para Empregar, o certificado vale como experiência profissional para as empresas contratantes durante os processos seletivos. Estamos trabalhando para garantir cada vez mais novas vagas e empregos, pois nosso povo é capaz e merecedor. Para que isso se torne efetivo, é preciso acesso à tecnologia, currículo, formação, emprego, microcrédito”, pontuou Ana Paula.

Através de parcerias, o Feirão de Empregabilidade e Primeira Empresa oferece orientação profissional, encaminhamento de vagas e oficinas de currículos. Segundo a titular da Semdec, a ação celebra a conclusão de um ciclo e o início de uma nova jornada para os profissionais certificados.

“Hoje realizamos a certificação de quase 5 mil pessoas que participaram dos cursos do Treinar para Empregar, no primeiro semestre deste ano. Este é um programa extremamente transformador na vida das pessoas, que as treina, de fato, para os segmentos que a cidade emprega, nas áreas de indústria, logística, naval, economia criativa, economia do mar, turismo, administração, entre outros setores. Com a transformação deste programa em política pública, deixamos um legado para a cidade”, disse Mila Paes.

 

Fotos: Bruno Concha / Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.