sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO REALIZAM ATO PELA LIBERDADE DE LULA EM SALVADOR NESTA QUARTA (18)

Redação - 17/07/2018 18:21

Em parceria com pais e estudantes, profissionais de educação básica e superior da Bahia promovem nesta quarta-feira (18), às 19 horas, o “Ato da Educação Baiana por Lula Livre”. Durante o evento, que será realizado no auditório do Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Nazaré, serão coletadas assinaturas para um manifesto em favor da libertação do ex-presidente, e será iniciada também uma campanha de esclarecimentos nas escolas e universidades, mobilizando educadores e estudantes, em prol de ações em defesa do direito de Lula de ser candidato e pela preservação da democracia.

Para o professor da UFBA, Penildon Silva Filho, que é também um dos articuladores da iniciativa, o evento se justifica na necessidade de reunir pessoas em defesa do ensino público. “É o nosso dever apoiar Lula por todo o trabalho que já realizou no campo da educação e das políticas sociais desenvolvidas durante os governos dele e de Dilma. Eles foram os presidentes que mais criaram instituições federais de ensino superior na história do país, chegando a 18 novas universidades”, afirmou.

Além disso, Penildon lembra que no período de gestão de Lula e Dilma foi criado o Programa de Reestruturação das Universidades Federais (Reuni), que apoiou a expansão da rede federal e a ampliação das vagas. Na Bahia, por exemplo, havia somente a UFBA e atualmente existem as Universidades Federais do Recôncavo, do Vale do São Francisco, do Sul da Bahia, do Oeste da Bahia e a Unilab.

“Muitos desses avanços podem ser destruídos com os retrocessos trazidos pelo governo golpista com a PEC 95, que congelou os investimentos em políticas sociais por 20 anos; com a reforma do ensino médio, que precariza e privatiza a educação pública; e os cortes nas universidades e institutos federais. O ato vem exatamente em defesa do político que pode lutar junto conosco para que possamos continuar crescendo, principalmente na educação de nosso país”, defendeu Penildon.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.