Desde sexta-feira (13), os consumidores de energia elétrica da Bahia voltaram a pagar as contas nas casas lotéricas, após acordo entre a Companhia de Eletricidade do Estado (Coelba) e a Caixa Econômica Federal (CEF). O serviço ficou suspenso por 43 dias. Conforme a vereadora Rogéria Santos (PRB), presidente da Comissão Especial Temporária dos Direitos dos Consumidores, a situação causou dificuldade para milhares de usuários, que enfrentaram grandes filas nos poucos pontos que prestavam o serviço.
“Essa situação já estava insustentável, e assim que tomamos conhecimento, nosso colegiado se debruçou na mediação e busca de uma solução. Foi uma vitória dos consumidores, mas continuaremos atentos a essa questão dos consumidores no Brasil, para que sejam tratados com o devido respeito”, diz Rogéria, reforçando que a Comissão está à disposição dos consumidores lesados nesta e outras situações.
A vereadora lembra que projetos de lei e de indicação já foram elaborados com sugestões aos poderes executivos e órgãos subordinados para resolver a questão como um todo, uma vez que os consumidores não podem ser prejudicados.
O impasse gerou ações e reações de diversas entidades em toda a Bahia. A Coelba chegou a ser notificada pela Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor de Salvador (Codecon) e pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA).