segunda, 22 de junho de 2026
Euro Dólar

PRODUTORA BAIANA REPRESENTA NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE EM FESTIVAL DE CINEMA NA CHINA

João - 22/06/2026 13:34

Convidada pela CONNE (Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte, Nordeste), a Têm Dendê Produções vai representar essas três regiões durante o Shanghai International Film Festival (SIFF), na China, até o dia 24 de junho. O evento conta com exibição de filmes, além de um espaço destinado na programação para o mercado de cinema e televisão, rodadas de negócios, encontros com players de mercado e possibilidades de firmar parcerias de co-produção e de venda de títulos.

O Brasil é o país homenageado nesta edição e vai com uma delegação de 20 empresas brasileiras. Por lá, a Têm Dendê vai participar das atividades que têm os dois países como parceiros, conhecendo o ambiente da indústria audiovisual chinês, além de apresentar os trabalhos e tentar parcerias futuras, a partir dos projetos que conectam as três regiões brasileiras.

A Têm Dendê leva ainda três dos seus projetos autorais para apresentar ao mercado chinês. “Tempo à Faca”, uma história original de Ruy Guerra, dirigida por Diogo Oliveira, que acaba de sair de um “work in progress” na França, durante o 28º Festival de Cinema Brasileiro de Paris; “Fim de ano”, com roteiro assinado por Jô Levy e Ludielma Laurentino e supervisão de Daniel Arcades, com prêmios no Chile e Espanha e destaque no Conecta Fiction & Entertainment, evento que acontece em Toledo, na Espanha; e “Contato”, com direção e roteiro de Gabriela Amaral, em fase de desenvolvimento, serão apresentados pela empresa baiana.

“Estamos falando de três projetos que estão em fases diferentes e que temos boas expectativas com eles no SIFF. O filme ‘Tempo à Faca’, está em busca de agentes de vendas e parceiros para distribuição. ‘Fim de ano’ já tem investimento brasileiro e esperamos alcançar recursos de investimento chinês. E ‘Contato’ está em sua fase inicial, de desenvolvimento e esperamos voltar com apoio da China no projeto”, antecipa Vânia Lima, sócia-diretora da Têm Dendê. “Além disso, temos a honra de representar o trabalho que essas três regiões do país realizam no audiovisual, acompanhados de colegas de profissão que fomentam nossa cena nesses estados”, fala, sobre o convite da CONNE, entidade criada em 2017 formada por empresas produtoras e por profissionais do audiovisual dos 19 estados dessas três regiões brasileiras, além do Distrito Federal.

Internacionalização

A viagem à China é mais uma etapa em um processo natural de internacionalização da produção audiovisual da Têm Dendê Produções. Os projetos da produtora, com sede em Salvador, têm ganhado destaque e parcerias firmadas em colaboração com outros países. Aproximar o Brasil de um mercado externo nunca esteve tão no radar dos produtores brasileiros, acredita Vânia Lima. “Estamos construindo histórias que viajam. Começamos com episódios de séries na Colômbia, filmes divididos com Portugal e Moçambique, agora um retorno a Colômbia e a chegada na Argentina também na nossa agenda de trabalho. A ideia sempre foi construir filmes autênticos com parceiros e audiências que façam sentido aos projetos. Acreditamos muito em histórias orgânicas, onde naturalmente coprodutores, agentes de vendas e produtores associados se juntam à história que contaremos. Alemanha, Inglaterra e França são possíveis novas ações a serem anunciadas em 2026 ainda”, diz Vânia.

Com 26 anos de fundação, o Grupo Têm Dendê constrói seus filmes a partir de uma relação com as diversas audiências, se destacando por um portfólio diversificado com longas documentais, séries de ficção e documental, além da carteira mais recente de filmes, com “Sambadores”, “Um Carnaval em Cada Esquina”, “Pontos de Força”, “Tempo à Faca”, “Antes que me esqueçam meu nome é Edy Star”, entre outros projetos que atravessam fronteiras físicas, de linguagem e afetivas.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.