sábado, 20 de junho de 2026
Euro Dólar

LULA ARTICULA CONVERSA COM PUTIN PARA TRATAR DA GUERRA NA UCRÂNIA

João - 20/06/2026 08:30 - Atualizado 20/06/2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve entrar em contato com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para tratar da guerra na Ucrânia. A iniciativa ocorre após um pedido feito pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, durante encontro realizado à margem da Cúpula do G7 nesta semana.

A expectativa é que Lula converse com Putin por telefone nos próximos dias. Integrantes do governo brasileiro também avaliam a possibilidade de um encontro presencial entre os dois líderes em eventos internacionais previstos para o segundo semestre, como as reuniões do Brics ou do G20.

Segundo interlocutores do Palácio do Planalto, Zelensky recorreu ao presidente brasileiro por considerar que Lula mantém canais de diálogo tanto com o governo russo quanto com outros atores relevantes da comunidade internacional.

Esta não é a primeira vez que o líder ucraniano busca a mediação do Brasil. Em ocasião anterior, Zelensky já havia solicitado a Lula que intercedesse junto ao Kremlin. Naquele momento, o presidente brasileiro consultou Putin, que não aceitou estabelecer contato com o governo ucraniano.

Agora, a intenção de Lula é defender que o presidente russo retome o diálogo direto com Zelensky e participe de negociações voltadas a um cessar-fogo ou a um eventual acordo de paz. O governo da Ucrânia tem manifestado interesse em uma conversa remota ou em um encontro presencial realizado em território neutro.

Além do conflito no Leste Europeu, o governo brasileiro pretende incluir na conversa temas relacionados à agenda bilateral entre Brasil e Rússia. Entre os assuntos que podem ser discutidos estão cooperação na área de energia, fertilizantes e outros temas de interesse econômico entre os dois países.

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.