terça, 16 de junho de 2026
Euro Dólar

JUSTIÇA ARQUIVA PROCESSO CONTRA JORNALISTA EM AÇÃO MOVIDA POR ZAMBELLI

Victoria Isabel - 16/06/2026 07:29

A Justiça de São Paulo arquivou o processo de difamação movido pela ex-deputada Carla Zambelli (PL-SP) contra o jornalista Luan Araújo, ao declarar extinta a punibilidade no caso. A decisão foi assinada pelo juiz José Fernando Steinberg, do Juizado Especial Criminal.

O magistrado reconheceu o cumprimento das penas após o pagamento de multas e prestações pecuniárias, no valor de R$ 2.216,30, obtido por meio de uma campanha de arrecadação online. O mesmo juiz havia determinado anteriormente a prisão do jornalista pelo não pagamento da multa.

A defesa afirmou que o apoio financeiro coletivo foi essencial para reverter a situação, alegando desproporcionalidade na medida diante da condição econômica do jornalista.

O caso teve origem em declarações publicadas por Araújo, nas quais ele fez críticas à ex-deputada. A disputa ganhou repercussão em 2022, quando Zambelli perseguiu o jornalista armada durante o período eleitoral — episódio pelo qual ela foi posteriormente condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a cinco anos e três meses de prisão. A ex-parlamentar também já havia sido condenada em outro processo relacionado à invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.