terça, 02 de junho de 2026
Euro Dólar

NAVIO-ESCOLA CIÊNCIAS DO MAR IV ATRACA NO PORTO DE SALVADOR PARA PESQUISAS OCEANOGRÁFICAS

Victoria Isabel - 02/06/2026 17:31

O navio-escola Ciências do Mar IV está atracado no Porto de Salvador e, nesta terça-feira (02), desembarcou estudantes e professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) que participaram de uma missão de pesquisas oceanográficas na Baía de Todos-os-Santos e na costa da capital baiana. A embarcação, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), é destinada às atividades de ensino, pesquisa e extensão, funcionando como um laboratório flutuante para a formação de estudantes e produção de conhecimento científico sobre os oceanos, a biodiversidade marinha, os recursos naturais e as mudanças ambientais nas zonas costeiras e marítimas do Nordeste.

Antes de chegar a Salvador, o navio passou pelo Porto de Ilhéus, onde também contou com o apoio operacional da Autoridade Portuária Federal – CODEBA. A permanência da embarcação no litoral baiano reforça a parceria entre a comunidade científica e os portos públicos, promovendo o desenvolvimento de pesquisas fundamentais para a gestão sustentável dos ambientes costeiros.

No dia 2 de junho, representantes da Gerência do Porto de Salvador, da Guarda Portuária e da Gerência de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho (GMAST) realizaram uma visita técnica ao Ciências do Mar IV para conhecer a estrutura da embarcação e as atividades desenvolvidas a bordo.

Para a gerente do Porto de Salvador, Luanna Rios, a presença da embarcação reforça a importância da parceria entre a CODEBA, o Ministério da Educação e a comunidade acadêmica. “Além de contribuir para a formação de novos profissionais, as pesquisas oceanográficas geram informações importantes para o planejamento das operações, a segurança da navegação e a sustentabilidade das atividades portuárias”, destacou.

A oceanógrafa Ramilia Assunção ressaltou a importância da experiência prática para a formação dos estudantes e para a geração de conhecimento sobre o ambiente marinho. “Os dados coletados ajudam a compreender melhor os processos oceanográficos e também geram informações importantes para atividades portuárias, como o monitoramento dos canais de navegação e dos processos de sedimentação”, explicou.

Mais do que um laboratório flutuante, o Ciências do Mar IV representa um investimento estratégico em ciência, inovação, desenvolvimento sustentável e formação profissional, contribuindo para o fortalecimento da chamada Economia Azul e para a construção de soluções baseadas em conhecimento para os desafios ambientais e logísticos das regiões costeiras.

Texto: Camile Campos (ASCOM CODEBA)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.