terça, 01 de setembro de 2026
Euro Dólar

ACADEMIAS GRATUITAS DE SALVADOR ULTRAPASSAM 840 MIL ACESSOS E PASSAM A USAR NOVO SISTEMA DE AGENDAMENTO

VICTOR OLIVEIRA - 01/09/2026 18:15

As Academias Salvador, espaços gratuitos mantidos pela Prefeitura de Salvador, já contabilizam 840.323 acessos desde a inauguração da primeira unidade, em junho de 2024. O balanço é da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), responsável pela iniciativa que hoje está presente em 15 pontos da capital baiana.

Além do número expressivo de atendimentos, o programa reúne aproximadamente 35 mil usuários considerados fixos, ou seja, pessoas que frequentam as unidades pelo menos duas vezes por semana. Com a ampliação do serviço, a Prefeitura também decidiu modificar o sistema utilizado para cadastro e marcação das atividades.

A partir de agora, os procedimentos serão realizados exclusivamente pelo Salvador Digital, plataforma de serviços on-line do município. Quem já possui cadastro no sistema não precisará fornecer novamente os dados pessoais. Basta acessar a plataforma para escolher e agendar as aulas disponíveis.

A mudança foi adotada, segundo a Sempre, para tornar o acesso mais simples. O novo modelo substitui o aplicativo que era utilizado anteriormente e também deve facilitar a vida de usuários que enfrentavam dificuldades relacionadas ao espaço de armazenamento dos celulares.

O secretário Júnior Magalhães explica que a atualização faz parte de uma reestruturação do projeto. “Fizemos uma reconfiguração do projeto da Academia Salvador para facilitar a vida do cidadão. Não vamos precisar mais de aplicativo, agora o serviço será através do portal Salvador Digital. Além disso, estamos fazendo uma nova comunicação visual com a identidade de Salvador. Essa é uma política pública importante, porque as academias são mais do que espaços de musculação; são estações de saúde”, afirma.

A nova ferramenta também deverá ampliar os recursos oferecidos aos frequentadores. Entre as novidades estão vídeos produzidos por profissionais com orientações sobre a execução correta dos exercícios, recurso que não estava disponível no antigo aplicativo.

Atualmente, o programa conta com 89 professores de Educação Física e cerca de 30 estagiários, além das equipes responsáveis pela recepção dos usuários. A presença de profissionais é considerada pela Prefeitura um dos principais diferenciais do serviço, especialmente para orientar os alunos durante a realização das atividades.

Aos 71 anos, o eletrotécnico aposentado Raimundo Nonato é um dos frequentadores assíduos da iniciativa. Ele começou a utilizar a primeira unidade, no Dique do Tororó, apenas dois dias depois da inauguração e passou a incorporar a musculação à rotina.

Antes de conhecer o espaço, Raimundo tinha o hábito de caminhar, mas recebeu do cardiologista a orientação para incluir exercícios de musculação na rotina. Desde então, passou a frequentar a academia de segunda a sexta-feira.

“Eu fazia caminhada, mas meu cardiologista disse que somente a caminhada não resolveria o problema da minha pressão alta. Comecei a frequentar a academia da Prefeitura, de segunda à sexta-feira, já faz dois anos, e a dosagem da minha medicação reduziu. Ganhei mais saúde”, relata.

A Prefeitura também planeja ampliar a oferta. De acordo com Júnior Magalhães, outras 15 Academias Salvador deverão ser construídas gradualmente em diferentes regiões da cidade.

A programação de atividades coletivas também deverá crescer, com modalidades como boxe, yoga, pilates, zumba e muay thai. A intenção é diversificar as opções disponíveis e atrair diferentes públicos para os espaços.

O professor Leonardo Martins, que atua na unidade localizada na Avenida Bonocô, destaca que a prática orientada de exercícios ganha ainda mais importância diante do envelhecimento da população. Para ele, o acompanhamento profissional ajuda a reduzir riscos e permite que cada pessoa realize os movimentos de acordo com suas necessidades.

“A população está envelhecendo; e quando envelhecemos, ocorre a sarcopenia, a perda de massa magra com a idade. Porém, é importante fazer as atividades com um profissional para evitar lesões e treinar de forma adequada”, afirma.

As unidades das Academias Salvador estão instaladas em Amaralina, Barros Reis, Boca do Rio, Bonfim, Cajazeiras, Calabar, Dique do Tororó, Imbuí, Itapuã, Largo do Tanque, Mané Dendê, Narandiba, São Caetano, São Tomé de Paripe e no canteiro central da Avenida Bonocô.

Foto: Vitor Santos / Sempre

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.