quinta, 30 de julho de 2026
Euro Dólar

METRÔ DE SALVADOR TERÁ VAGÃO EXCLUSIVO PARA MULHERES DURANTE A CAMPANHA AGOSTO LILÁS

VICTOR OLIVEIRA - 30/07/2026 17:32

As mulheres que utilizam o metrô de Salvador terão um vagão exclusivo durante os horários de maior movimento ao longo do mês de agosto. A iniciativa faz parte da campanha Agosto Lilás, voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher, e será realizada em parceria entre o Governo da Bahia e a CCR Metrô Bahia.

A ação começa na próxima segunda-feira (3) e o lançamento oficial acontecerá na Estação Rodoviária, entre 6h e 7h30, com a participação de órgãos que integram a rede estadual de proteção às mulheres.

O chamado Vagão das Mulheres funcionará de segunda a sexta-feira, nos períodos de maior circulação de passageiros: das 6h às 9h e das 17h às 20h. A medida busca oferecer mais segurança e acolhimento às passageiras durante os deslocamentos diários.

Além do espaço exclusivo, a programação do Agosto Lilás contará com as Salas Elas à Frente, coordenadas pela Secretaria das Mulheres do Estado (SPM), que prestarão atendimento, orientação e encaminhamento para mulheres em situação de violência.

Durante todo o mês, o sistema metroviário também receberá a Base Móvel Lilás, da Polícia Militar da Bahia, a Delegacia Móvel, da Polícia Civil, e a Unidade Móvel do Centro de Referência Nelson Mandela, vinculada à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi). As equipes oferecerão serviços de acolhimento, orientação e atendimento especializado aos usuários.

A programação de abertura inclui ainda apresentações culturais dos grupos Afro-Indígena Pé de Moça e Yayá Muxima, além de uma intervenção artística em live paint realizada por grafiteiras do Instituto Social Eumelanina.

De acordo com a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), a operação do vagão exclusivo está prevista apenas durante a campanha Agosto Lilás. Até o momento, não há confirmação sobre a continuidade da medida após o encerramento das ações, no fim de agosto.

Foto: Reprodução

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.