A partir do próximo sábado (1º), os moradores da Mata Escura e do Arraial do Retiro contarão com duas novas linhas de ônibus criadas pela Secretaria de Mobilidade (Semob). A medida busca ampliar a oferta do transporte público, melhorar o deslocamento na região e fortalecer a integração com o metrô por meio do Terminal do Retiro.
As novas linhas são a 2004 – Terminal Retiro x Mata Escura/Bom Juá e a 2005 – Terminal Retiro x Conjunto ACM/Arraial do Retiro, que substituirão a antiga linha 1204, que será desativada.
A linha 2004 fará a ligação entre o Terminal do Retiro, Mata Escura e a estação de metrô Bom Juá, passando pela Avenida Batatinha, que receberá atendimento de ônibus pela primeira vez. Já a linha 2005 atenderá moradores do Conjunto ACM e do Arraial do Retiro, ampliando as opções de deslocamento na região.
Segundo a Semob, as novas linhas foram planejadas para atender uma demanda da comunidade, oferecendo mais eficiência, integração com o sistema metroviário e maior facilidade para quem utiliza o transporte público diariamente.
As operações ocorrerão de segunda a sexta-feira, com funcionamento também aos finais de semana. A linha 2004 terá a primeira saída às 4h20 e a última às 22h10. Já a linha 2005 iniciará as viagens às 4h50, com a última saída às 21h05, ambas partindo do Terminal do Retiro.