

A Suíça precisou de 120 minutos de resistência e da frieza nas cobranças de pênalti para garantir presença nas quartas de final da Copa do Mundo. Depois de um empate sem gols com a Colômbia, nesta terça-feira (7), em Vancouver, no Canadá, os europeus venceram a disputa por 4×3, com o goleiro Gregor Kobel defendendo a cobrança de Cucho Hernández e se transformando no herói da classificação.
Agora, os suíços terão pela frente um dos maiores desafios da competição. No próximo sábado (11), às 22h, a equipe enfrenta a Argentina, que mais cedo protagonizou uma virada histórica sobre o Egito por 3×2, no Arrowhead Stadium, em Kansas, valendo uma vaga nas semifinais
O duelo em Vancouver foi marcado pelo equilíbrio do início ao fim. A Colômbia teve mais posse de bola durante boa parte da partida, mas encontrou dificuldades para superar o sistema defensivo suíço.
As melhores oportunidades do primeiro tempo surgiram apenas depois dos 20 minutos. Gustavo Puerta obrigou Kobel a fazer grande defesa em chute de longa distância, enquanto do outro lado Camilo Vargas respondeu com intervenções importantes nas finalizações de Fabian Rieder e Dan Ndoye.
Na etapa final, a Suíça voltou mais agressiva. Ndoye chegou à linha de fundo e cruzou para Djibril Sow, que desperdiçou boa oportunidade. Pouco depois, Rieder tentou surpreender em cobrança de falta direta, mas mandou para fora. A Colômbia respondeu em um erro na saída de bola suíça, porém, Luis Suárez finalizou sem direção.
Com o passar do tempo, o jogo ficou mais truncado. Faltas, erros de passe e poucas chances claras fizeram com que o confronto seguisse sem gols até os acréscimos, quando Ndoye recebeu livre na área, mas cruzou demais o chute e desperdiçou a melhor oportunidade da Suíça antes da prorrogação.
No tempo extra, a Colômbia esteve mais perto da classificação. Davinson Sánchez mandou por cima após sobra na área, Lucumí acertou o travessão de cabeça e Jaminton Campaz exigiu outra grande defesa de Kobel em chute de fora da área. A Suíça respondeu com Zeki Amdouni, que parou em Camilo Vargas, mas também não conseguiu romper o equilíbrio.
A definição ficou para os pênaltis. Davinson Sánchez abriu a série desperdiçando a cobrança ao acertar o travessão. A Suíça também cometeu um erro quando Manuel Akanji isolou sua batida, mantendo o suspense até as cobranças finais.
Coube, então, a Gregor Kobel decidir. O goleiro defendeu o chute de Cucho Hernández na penúltima cobrança colombiana e deixou a seleção europeia em boas condições. Foi necessário apenas que Itten e Rúben Vargas convertessem suas cobranças para selar a classificação suíça para as quartas.
foto= Crédito: Reprodução/FIFA