sexta, 12 de junho de 2026
Euro Dólar

ORLA DE SALVADOR GANHA MAIS 100 MUDAS DE ÁRVORES EM AMARALINA E PITUAÇU

Victoria Isabel - 10/06/2026 16:29

A Orla de Salvador terá duas grandes ações de plantio nos próximos dias, como parte do processo de arborização da cidade. Na sexta-feira (12), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), promoverá o plantio de 50 mudas de árvores em Amaralina. A ação ocorrerá perto do Quartel, na Avenida Amaralina.

 

Um dia antes, na quinta (11), em parceria com a Orla Brasil, serão plantadas outras 50 mudas na Orla de Pituaçu. A concentração será na passarela de eventos da Orla Pituaçu, ao lado do Quiosque Paradyse. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) também participa da iniciativa.

 

Em Pituaçu, as 50 mudas de árvores estão divididas em três tipos: 15 de guanandi, 30 de cocoloba e cinco de bacupari. A primeira espécie, nativa da Mata Atlântica, é conhecida pelo crescimento resistente e por contribuir para a recuperação ambiental. O segundo tipo é muito frequente em áreas litorâneas por sua resistência ao vento e à maresia, com forte valor paisagístico. Já a terceira muda é uma árvore nativa brasileira que produz frutos e auxilia na atração da fauna, principalmente aves.

 

O titular da Secis, Ivan Euler, ressalta que os plantios na Orla fazem parte do projeto de arborização da capital baiana, com uma série de consequências positivas.

 

“Com essa iniciativa, a Prefeitura reforça seu compromisso com a arborização da cidade, promovendo mais conforto térmico, valorização da paisagem urbana e benefícios ambientais para moradores e visitantes”, pontua.

 

De acordo com o secretário, a ação na Orla representa um passo importante no desenvolvimento da cobertura vegetal em uma das áreas mais desafiadoras para o crescimento das espécies arbóreas. “A utilização de protetores como um projeto piloto contra os ventos fortes e o salitre possibilita condições mais favoráveis para o estabelecimento das mudas, aumentando suas chances de crescimento e sobrevivência”, explica Euler.

Fotos: Lucas Moura / Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.