

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, afirmou nesta quinta-feira (7), em Fortaleza, que o Ceará possui 10 projetos de data centers em desenvolvimento e se consolida como referência nacional em tecnologia e inteligência artificial.
Durante a abertura do Salão do Turismo, Alckmin destacou que o Estado reúne vantagens estratégicas, como oferta de energia renovável e infraestrutura para receber investimentos bilionários no setor. Segundo ele, os empreendimentos são fundamentais para a soberania nacional no armazenamento de dados.
O Ceará já conta com mais de 20 data centers entre unidades em operação e projetos em andamento. Apenas os novos empreendimentos aprovados até o fim de 2025 somavam investimentos próximos de R$ 560 bilhões, conforme o Complexo do Pecém.
Entre os projetos de maior destaque está o data center da ByteDance, dona do TikTok, previsto para ser instalado próximo ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém. O empreendimento deve se tornar o maior data center do Brasil, com investimento estimado em R$ 200 bilhões.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil