quarta, 01 de abril de 2026
Euro Dólar

PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA DOS ESTADOS UNIDOS UM PRESIDENTE VAI À SUPREMA CORTE

Maiane Ramos - 01/04/2026 16:27 - Atualizado 01/04/2026

Pela primeira vez na história dos Estados Unidos, um presidente do país vai até a suprema corte para acompanhar um julgamento. Este ato inédito ocorreu nesta quarta-feira (01/04), quando  o presidente  Donald Trump ficou cerca de duas horas no local, segundo relatos, ele sentou-se na primeira fila e assistiu, em silêncio, para acompanhar.

O caso ficou conhecido como “Trump versus Barbara”. Ele teve início quando uma imigrante hondurenha chamada Barbara, moradora do estado de New Hampshire, processou o governo Trump por considerar inconstitucional uma medida que restringe a cidadania americana. O tribunal, a instância mais alta da Justiça do país, voltou a analisar está norma constitucional de cidadania americana, que é a 14ª Emenda à Constituição dos EUA.

Trump  pretende derrubar essa lei, pois essa foi uma de suas primeiras ordens executivas assinadas, logo no primeiro dia do seu atual mandato, em janeiro de 2025, que determinava a derrubada do atual direito, como parte de um pacote mais amplo de combate à imigração, que pode barrar a concessão da cidadania automática para os filhos nascidos nos EUA de imigrantes ou turistas, retirando o status legal permanentemente. O veredito final é esperada para fim de junho ou começo de julho.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.